Impressionismo

impressionismo: soltando sua pintura

3 encontros (6 aulas)
Sexta, Segunda e Terça (manhãs e tardes)
Carga horária de 18 h
Idade mínima: 17 anos
Requisitos:
Experiência básica com pintura
Necessário materiais específicos

Nesse workshop exclusivo de férias, formatado em três encontros presenciais (6 aulas em 3 dias), os participantes irão investigar na teoria e na prática cada uma das características e conceitos do estilo de pintura impressionista, aprendendo estratégias pictóricas que resultam em obras mais soltas e expressivas.

É voltado para todos artistas que desejam trabalhar a tinta a óleo em pinturas figurativas obtendo resultados de maior frescor técnico, enaltecendo a marca do gesto, a qualidade gestual e um trabalho mais complexo de manchas e texturas.

Para maior aproveitamento, sugerimos que o participante tenha habilidade (no mínimo) básica ou intermediária de desenho e pintura. Participantes com habilidade avançada também poderão se benificiar desse conteúdo. Esse workshop só não é aconselhado para iniciantes que nunca tiveram experiência com pintura.

“Pintar não o que se

vê, mas as sensações.”

Paul Cézanne

GRADE DISCIPLINAR

  • Breve História do Impressionismo
  • Características Conceituais e Técnicas
  • Desmistificando alguns Mitos
  • As Influências do Barroco
  • Influências no Pós-Impressionismo
  • Breve análise de Monet, Degas e Gauguin
  • Preparação adequada de Suporte
  • Uso adequado de Veículos
  • Blocagem Inicial
  • Planejamento de Etapas
  • Uso de paleta dinâmica
  • Técnicas de Mancha e Textura

Formatação

O primeiro encontro será uma aula teórica que analisará as principais características e conceitos usados no Impressionismo, explanando de modo claro e objetivo os principais procedimentos necessários para atingir efeitos condizentes com os conceitos explicados. Os outros três encontros serão dedicados a atividades práticas: os participantes pintarão exercícios que exploram cada uma das técnicas vistas em aula.

reposição de aulas

Devido a natureza curta desse curso, não há reposição de aulas em caso de falta. O ateliê trabalha com o planejamento de seus cursos de férias com antecedência e o cancelamento em cima da hora significa prejuízo, portanto, o retorno de pagamento por pacotes cancelados só é permitido caso o participante cancele com antecedência de no mínimo 72 h.

DATAS

ENCONTRO 1 ENCONTRO 2 ENCONTRO 3
DOM – 28 de JANEIRO 2022 SEG – 31 de JANEIRO 2022 TER – 1 de FEVEREIRO 2022
9 às 12 – AULA 01
Introdução Teórica
9 às 12 – AULA 03
Exercício 2
9 às 12 – AULA 05
Exercício 4
PAUSA ALMOÇO (1 h) PAUSA ALMOÇO (1 h) PAUSA ALMOÇO (1 h)
13 às 16 – AULA 02
Exercício 1
13 às 16 – AULA 04
Exercício 3
13 às 16 – AULA 06
Continuação Exercício 4

Orientador

Marcio Alessandri é professor de nossos cursos de Pintura Clássica. Recebeu o título de Doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, assim como o Mestrado em Artes Visuais pela mesma instituição. Sua linha de pesquisa são as técnicas históricas de pinturas e seus materiais, com foco no barroco holandês e italiano. Bacharel em Artes Visuais pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo – FEBASP. Certificou-se em Londres como instrutor técnico oficial da marca Winsor & Newton.

valores

À VISTA
R$600,00
EM 2 X DE
R$300,00
  • Até 30 de Dezembro de 2021

20% OFF para alunos do nosso curso de PINTURA CLÁSSICA