Respostas às Perguntas Frequentes

respostas as perguntas frequentes

“Eu não tenho dom para pintar.”
Podemos afirmar categoricamente que dom não existe. Todos aqueles que se empenham, estudam e praticam, aprendem a pintar, a habilidade é sempre proporcional a dedicação. Além disso, aprender a pintar também independe de idade ou quaisquer outras condições.

“Quantas aulas são necessárias para aprender a pintar?”
É preciso treino, disciplina e dedicação para aprender a pintar. Assim como em qualquer outra atividade, colhe-se aquilo que é plantado. Portanto, dependerá de seu comprometimento. A verdade é que raramente quem faz poucas aulas consegue evoluir de forma considerável. A evolução notável só acontece nos casos em que o aluno tem uma postura de muita disciplina e dedica seu tempo a uma rotina de exercícios. Isso inclui treinar além das aulas de nosso curso, praticando diariamente.

“Quais as técnicas vistas em aula?”
Os exercícios longos são baseados principalmente em pinturas do período barroco, podendo haver alguns exercícios de períodos posteriores, como do rococó e romantismo. Os exercícios curtos são baseados em pintores contemporâneos que possuem uma atmosfera mais solta. As técnicas apresentadas são as técnicas diretas e indiretas usadas nesses períodos, portanto usa-se tanto as técnicas de camadas com velaturas quanto a técnica alla prima, dependendo do exercício. O intuito é que o aluno consiga fazer uso de ambas as abordagens, incluindo tanto uma estética contida quanto solta, ou pictórica, em seu repertório.

“Quantas aulas levam pra finalizar uma pintura?”
A média de execução de um exercício de 15 x 15 centímetros é de a´proximadamente 1 a 3 aulas, dependendo da habilidade do aluno e da complexidade da reprodução. Nos módulos mais avançados de nosso curso temos pinturas que além de maiores, são mais complexas, podendo levar até 10 aulas ou mais para serem finalizadas. Sem paciência não há possibilidade de aproveitamento.

“A duração do curso é muito longa, não dá pra ser mais curto?”
É impossível conseguir aprender a pintar bem num curto espaço de tempo. Paciência é determinante pois aqueles que pensam que atalhos existem, estão se iludindo. Uma postura de pressa para evoluir, impaciência, cria um sério problema tanto para quem está aprendendo quanto para quem ensina. Para alunos que não querem permanecer muito tempo em curso, oferecemos uma versão compacta (aproximadamente 36 aulas) do curso de Pintura Clássica, com menor quantidade de aulas e conteúdo resumido. Mas, sugerimos que os participantes que desejam uma sólida base em pintura deixar que o tempo lhe traga experiência sem a ilusão de que é possível apressar as coisas. Nesse último caso, o curso de Pintura Clássica Completo (aproximadamente 120 aulas) é ideal, pois conta com um número mais adequado de exercícios e cobre um número maior de técnicas.

“Por que não posso escolher as imagens que pintarei?”
A grade de nossos cursos de pintura são montadas com exercícios planejados especialmente para que a dificuldade seja sentida de forma gradual. Os exercícios não são escolhidos para manter o aluno em sua área de comforto, mas para ensinar determinados conceitos de pintura presentes naquela imagem. O orientador não escolhe os exercícios baseado na beleza ou numa temática, mas pela imagem apresentar certos desafios e dificuldades de execução que não possuem absolutamente nada a ver com aquilo que a imagem representa. Tenha paciência e aceite as referências, elas foram escolhidas para que você aprenda a reproduzir certos aspectos formais contidas naquela imagem, confie em nosso programa.

“Eu já sei desenhar, não quero começar pintando maçãs e naturezas mortas, quero a figura humana!”
O caminho da pintura e do desenho é um processo que contempla a constante revisitação dos fundamentos mais básicos. Portanto, fazer exercícios básicos não é um retrocesso, mas uma oportunidade valiosa de fortaleçer os fundamentos e que deveria ser abraçada com a mesma seriedade e contentamento com que se encara exercícios complexos e avançados.

“Eu já pinto há muitos anos e gostaria de começar direto no curso Pintura Clássica Avançada.”
Pensamos que quase sempre é melhor que o artista seja re-educado, para compreender nosso método desde o início. Portanto os alunos devem cursar primeiro o módulo Pintura Clássica Completa ou Pintura Clássica Compacta desde o início. Após o termino desses cursos, é possível partir para o curso Avançado.

“Eu não gosto de pinturas clássicas. gosto de pinturas expressivas e soltas como dos impressionistas.”
Para aprender a pintar é preciso dominar primeiro uma forma tradicional, naturalista, de pintura. Algumas pessoas insistem em ignorar o fato de que o modo mais tradicional é o alicerce que tornou possível todos esses movimentos. Para pintar de um modo mais solto é necessário primeiro, uma sólida base dos fundamentos tradicionais. Foi dessa forma que todos os grandes artistas dos principais movimentos de pintura aprenderam a pintar.

“Gostaria de fazer aulas com voces mas gostaria de pintar no meu próprio estilo.”
Nosso principal lema é que “a técnica antecede o estilo” e nunca o contrário. Portanto, se você ainda mostra deficiências em seus trabalhos, revela que ainda precisa rever o básico para compreender e dominar aquilo que ainda não foi adequadamente compreendido. É preciso se dedicar de verdade aos fundamentos. Alguns artistas tentam se convencer de que aquele jeito “torto”, uma deficiência da habilidade, é na verdade seu “estilo próprio”, quando na verdade é apenas uma desculpa para não ter que fazer tudo do jeito certo: revisar o básico e aprender a pintar de verdade. Lembre-se, o estilo é uma consequência natural de uma segurança técnica.

“Quero me expressar através da cor, não quero fazer reproduções.”
É preciso primeiro saber pintar para poder se expressar de modo adequado. Cursos que deixam o participante livre para fazer o que bem entender não são exatamente indicados para quem quer de fato aprender a pintar de modo naturalista. Em nosso curso, tudo é controlado e tudo possui uma razão, isso é necessário para que o participante consiga aprender a reproduzir qualquer coisa que bem entender. Se voce quer liberdade e subjetividade deve procurar um curso de pintura experimental, nosso objetivo é completamente contrário a isso.

“Em outro curso minha professora pintava parte de meus trabalhos para melhorá-los.”
Em nosso curso nossos orientadores não pintarão por voce, nem terminarão seus exercícios. Se um aluno não consegue executar determinada tarefa, ele precisa treinar mais até que consiga executá-la. Lembre-se, o intuito do nosso curso é que voce aprenda de verdade.

“Quero fazer o curso mas sou alérgica aos materiais de pintura a óleo.”
A tinta é composta de óleo vegetal e pigmento, componentes que não provocam reações alérgicas respiratórias ou cutâneas. As pessoas que dizem serem alérgicas, em 99% dos casos, possuem na verdade uma sensibilidade ao solvente e não a tinta. De qualquer forma, temos um método que torna perfeitamente possível e seguro pintar a óleo mesmo a portadores de irritabilidade ou alergia.

“Tenho tintas com cores parecidas, mas não as mesmas, daquelas pedidas na lista, posso usá-las?”
Não. Há um por que da escolha de cada item da nossa lista de materiais. Tudo possui uma função específica que otimiza o processo, a conservação e a estética final da obra. Traga exatamente os materiais pedidos na lista, deixe-os sempre organizados e limpos: nota-se a seriedade e o comprometimento de um aluno a partir daí.

“Por que tenho que pagar pelas aulas que faltei?”
Note que tanto a versão presencial quanto a versão online de nossos cursos posssuem um limite de participantes. Quando você marca uma aula e não avisa que faltará, o ateliê não consegue encaixar outro aluno em tempo hábil. Aquela vaga que poderia ser aproveitada com um aluno pagante é então desperdiçada, um prejuízo para nós.

Quando o aluno avisa sua ausência com antecedência de 24 h, é possível avisar os outros alunos sobre a disponibilidade dessa vaga com tempo hábil de preenchê-la com um aluno pagante, sem quaisquer prejuízos para as partes. Devido ao constante desperdício de vagas, para evitar a instabilidade no planejamento financeiro do ateliê, adotamos uma rígida postura quanto aos avisos de ausências e as reposições. No caso de pacotes com 12 aulas, há a possibilidade de repor pelo menos 3 ausências, garantindo flexibilidade diante imprevistos que costumam surgir. 

Se você leu toda essa página, PARABÉNS! Você é um perfil especial de aluno!

Possui mais alguma dúvida sobre o curso?