ARTIGOS
conceitualização

Por quê “Cozinha”?
Na antiguidade, os profissionais do ofício da pintura eram obrigados a produzir seus próprios materiais para que pudessem exercer sua profissão. Como não haviam lojas de materiais artísticos, a única […]

O Estudo dos Materiais e Técnicas de Pintura
Logo no início de meu percurso acadêmico, percebi que dentre as inúmeras possíveis linhas de estudo das Artes Visuais, as mais almejadas são a da produção artística em sí, a […]

Breve História da Tinta a Óleo
1. Arte e Alquimia A obra em tinta óleo mais antiga (pintura mural), que sobreviveu e chegou ao conhecimento humano, data do séc. 7 A.C. A pintura á óleo alcançou […]

Materiais Industriais Vs Artesanais
A maioria dos artistas compra seus materiais em lojas, prontos para uso. Uma outra parcela bem menor, compra parte de seus materiais em lojas e escolhem um ou outro material […]

Certificação Winsor & Newton
Através da iniciativa de nosso habitual parceiro, Casa do Artista e apoio da Winsor & Newton, é com enorme honra que anunciamos que a Cozinha da Pintura foi escolhida para participar do programa Train […]

Os Materiais de Pintura e os Velhos Mestres
Em 2005, começei a pesquisar seriamente as substâncias usadas na cozinha da pintura e seus diferentes comportamentos. Alguns pintores não parecem muito interessados nesse assunto, mas sempre tive a opinião de […]

Pintura Contemporânea: Nova Figuração
A Cozinha da Pintura disponibilizou 62 artigos que podem ser acessados gratuitamente clicando no item artigos de nosso menu, todos eles sobre questões ligadas as funções e propriedades de materiais […]

Pensamento Pictórico e a Reologia dos Materiais de Pintura
Deixando rapidamente de lado os artigos sobre materiais, técnicas e a tecnologia da pintura, gostaria de discutir a importância e o impacto desse assunto na formação de um artista. Pintar […]
suportes

Painéis para Pintura
Apesar do tecido esticado sobre chassi ser o suporte mais popular na pintura contemporânea, os painéis são uma opção mais segura para a conservação de trabalhos artísticos, a longo prazo. […]

Tecidos para Pintura a Óleo
Há uma infinidade de tecidos usados para a pintura. Tecidos que são usados desde antes da idade média, “testados” pelo tempo, e tecidos modernos que ainda são materiais “jovens”. Teoricamente, […]

Preparo de Cola Animal (Proteína)
As colas de proteína animal eram são usadas desde a antiguidade clássica na pintura, portanto, compreendem materiais tipicamente tradicionais. Para aqueles que preferem seguir protocolos mais tradicionais dentro da pintura […]
bases

Bases para Pintura
Adição de nota em Fevereiro de 2021:Esse artigo foi escrito dez anos atrás. Ao longo desse período, percebemos aspectos que poderiam ser melhoradas nas receitas apresentadas aqui e assim, atualizamos […]

Preparação de Tela
É comum encontrar telas para pintura feitas com tecidos de algodão com poucos fios por centímetro quadrado. O resultado disso é um acabamento poroso e muito rústico na superfície da tela. […]

Colas e Veículos Orgânicos
Na pintura a óleo, assim como na pintura de têmpera de ovo, algumas substâncias orgânicas cumprem papéis importantes em nossa “cozinha”. Vamos analisar alguns tipos de colas e veículos dessa […]
veículos


Usando Solventes e Outros Veículos
Uma das perguntas mais frequentes que recebemos de nossos alunos é “como faço para misturar o solvente na tinta?“. Embora possa parecer elementar, é na verdade uma pergunta fantástica, por […]

Mantendo a Limpeza do Solvente (e das cores)
Esse artigo possui um teor consideravelmente básico. Foi escrito especialmente para nossos alunos iniciantes, mas será útil a qualquer pintor que pretende melhorar seu processo, revendo o modo como faz […]

Como Diluir a Tinta a Óleo
Ao longo dos anos percebemos que a maioria dos pintores brasileiros e portugueses fazem uso do solvente e do óleo de linhaça em suas pinturas. Surpreendentemente a grande maioria nem […]

Óleo de Linhaça Vs. Óleo de Nozes
1. Constituição dos Óleos SecantesEm artigo anterior, vimos que os óleos usados para a pintura são óleos que secam, diferente dos óleos de soja e do óleo de oliva por […]

Pintando Sem Solvente
A grande maioria dos pintores usam algum tipo de solvente para diluir a tinta óleo. Muitas vezes até mesmo aqueles que nunca pensaram por que diluem sua tinta alteram sua […]

A Regra "Gordo sobre Magro"
A principal regra de pintura a óleo ensinada pela maioria dos livros de instrução é a clássica regra do “gordo sobre magro”. Essa é invariavelmente a primeira regra que o […]
pigmentos

Pigmentos parte I: Antiguidade
Vamos analisar as cores mais usadas nas paletas de alguns períodos importantes dentro da História da Arte. É interessante poder entender a evolução da disponibilidade de cores através do tempo. […]

Pigmentos parte II: Idade Média
A maior parte dos pigmentos naturais foram descobertos durante a Antiguidade, por isso, a “paleta” antiga estende-se à Idade Média. É necessário incluir na lista de cores medievais a maior […]



O Preto e as "Cores de Lama"
A sugestão de se evitar o uso do preto na pintura encontra-se em livros e revistas que ensinam a pintar, além de compreender o conhecimento popular em ateliês e escolas de […]

Pigmentos Não Permanentes
Cada pigmento é composto de uma ou mais substâncias orgânicas ou inorgânicas. Essas substâncias atribuem ao pigmento características de cor, textura, absorção de óleo, tempo de secagem, permanência e outras. […]

Adeus aos Cádmios
Embora a notícia não seja exatamente uma grande surpresa, os dias dos cádmios estão oficialmente contados. A ECHA (Agência de Químicos da União Européia) está atualmente considerando colocar em vigor […]

Resolução dos Cádmios
Durante todo o ano de 2015 discutiu-se qual seria o futuro do mercado de tintas com a restrição do uso de pigmentos de cádmio. Vale a pena relembrar a discussão, […]

Impermanência dos Cádmios Amarelos
Em 2012 descobriu-se que os amarelos de uma pintura de Van Gogh estavam mudando de cor. As matérias sobre o assunto levavam a acreditar que o fenômeno estava vinculado somente […]

Nova Geração de Cores
Esse é um post longo e de considerável teor técnico, sei que pode ser penoso para muitos prender a atenção num artigo como esse, mas é um assunto desconsiderado na […]

Mitos e Lendas
Nosso artigo tratará de um pigmento extremamente popular, que pode ser achado em abundância nas paletas modernas. Não somente um pigmento com uma cor interessante e útil, mas de fácil […]

Alizarin Crimson
Já discutimos em dois artigos diferentes (Pigmentos Não Permanentes e Vermelhos), sobre a alta sensibilidade a luz de uma cor muito popular entre os artistas: o Alizarin Crimson. Para aqueles […]
tintas

A Importância das Tintas de Qualidade
Apesar de ter comentado brevemente sobre esse tema em outros artigos presentes aqui, nunca escrevi de forma pormenorizada certos aspectos complexos do assunto. Conversando recentemente com alguns amigos pintores e […]

Diferenças entre Tintas Industriais e Artesanais
Tanto as tintas industriais, quanto as tintas artesanais possuem vantagens e desvantagens, e inquestionavelmente, são produtos diferentes. Talvez, aos olhos do pintor iniciante ou inexperiente, essas diferenças sejam imperceptíveis, mas […]

Top 5 – Tintas Premium
Adição de nota em Maio de 2014:O artigo a seguir foi escrito em 2012. Necessita de uma revisão, pois algumas marcas citadas mudaram drasticamente em termos de qualidade, como o […]

Teste de Cor e Pigmentação
Já discutimos em outros posts as diferenças entre os pigmentos assim como as diferenças entre tintas artesanais e industriais. A teoria é muito importante para que os conceitos sejam absorvidos, mas […]

Preparando Tinta a Óleo Artesanal
O pintor contemporâneo tem o privilégio de poder comprar tintas convenientemente prontas e entubadas em muitas lojas especializadas. Antigamente, o pintor não tinha opção: a tinta, que não era comercializada, […]

Preparando Tinta a Óleo Artesanal II
No artigo “diferenças entre tintas artesanais e industriais” vimos informações básicas sobre esses materiais, analisando suas vantagens e desvantagens e inclusive discutindo a viabilidade ou utilidade de se produzir sua […]

Linha de Tintas Lukas
No Brasil, algumas tintas estrangeiras acabaram por se tornar mais conhecidas do que outras. Isso se deve ao simples fato de haver maior disponiblidade dessas marcas populares do que as […]

Linha de Tintas Schmincke
No dia 29, a Casa do Artista ofereceu a comunidade artística paulistana, em sua loja da Alameda Itú, uma apresentação dos produtos da marca Schmincke, feita pelo seu Diretor Comercial, […]

Entendendo os Rótulos de Tinta a Óleo
Muitos artistas ignoram as informações contidas nos rótulos de tinta, mas elas nos ajudam a compreender profundamente o produto a ser usado em nossas pinturas. É de suma importância compreender […]

Cozinha e D´Arte Cor
A Cozinha da Pintura, através de uma parceria internacional, estará em breve anunciando os frutos de um projeto inovador. O Mestre em Restauração (Instituto Politécnico de Pomar, Portugal) Leonel Costa, […]
mediums e auxiliares

Medium de Pintura
O medium para pintura é uma substância que pode ser formada por vários materiais, com diversos graus de oleosidade e com diversas funções, servindo para alterar o comportamento […]

Quantidade de Medium
Desde que começei o Cozinha da Pintura, tenho recebido muitos e-mails de artistas em diferentes pontos do território nacional. Sempre recebo diversas perguntas, mas uma em particular é a mais […]

Secantes para Pintura a Óleo
Quando a pintura começou a se tornar um forte veículo imagético, a ponto de se tornar um oficio bem remunerado, a têmpera constituia o meio mais comum usado entre os […]

Mediums Improváveis
É sempre interessante ficar atento as publicações mais recentes do campo da restauração e do estudo dos materiais de pintura, pois é somente dessa forma que podemos entender como a […]
resinas e vernizes

Resinas Sintéticas
As resinas industriais modernas abriram um novo leque de possibilidades para a pintura a óleo. O produto não somente é empregado como medium, alterando o tempo de secagem e a […]

Mastíque
Em diversos artigos anteriores comentei sobre o uso das resinas naturais. Uma notícia interessante surgiu recentemente, acerca do estado de conservação de algumas obras de um importante pintor. Essa informação […]

Âmbar
Durante os séculos 18 e 19 tivemos um período em que centenas de artigos e publicações tentaram desesperadamente estudar as técnicas e os materiais usados na era de ouro da […]

Bálsamos
Em artigos anteriores vimos que na pintura a óleo é possível empregar diversas substâncias misturadas a tinta para modificar seu comportamento. Vimos que as resinas naturais são materiais que podem […]

Vernizes
Uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é sobre a aplicação de verniz para pintura a óleo. Por esse motivo, resolvemos expôr nesse breve artigo as questões fundamentais sobre […]
ferramentas

Pincéis
Muitos leitores pediram um post sobre pincéis. Devido aos inúmeros pedidos acredito que esse será um post bem popular. Gostaria de lembrar que veremos nesse artigo somente pincéis úteis […]
teoria das cores

Matiz, Valor e Croma
A Cozinha da Pintura é uma pesquisa inesgotável. Tento entender tantos aspectos dentro desse tema que nem sempre me lembro de explicar conceitos mais básicos. Notei essa semana, graças ao […]

Paletas e Cores
Analisaremos questões pertinentes sobretudo aos pintores iniciantes sobre como montar uma paleta, com informação pertinente quanto a quantidade de cores, propriedades, tipos de categorias, entre outros. Quando falamos sobre […]

Teoria de Cores
Abaixo, clique na imagem para assistir nossa aula exclusiva sobre Teoria de Cores, uma aula de três horas de duração, completamente gratuita. A aula cobre tudo sobre teoria de cores, […]
técnicas de pintura

Diferenças entre Camadas e Alla Prima
No artigo anterior, discutimos as principais características do antigo método de pintura e sua estreita relação com o conhecimento da cozinha da pintura. Os argumentos e articulações abordados nos levaram […]

Técnica de Pintura em Camadas
Já mencionamos em artigos anteriores a diferença entre as técnicas diretas e indiretas. Numa breve recapitulação, poderíamos afirmar a grosso modo, que a técnica direta é quando o pintor adiciona […]

Técnica de Velatura
Afinal, o que é a velatura e como essa técnica pode ser usada? Abordaremos uma categorização definitiva e claro sobre essa aplicação, para ajudar o leitor a eliminar todas as […]

Técnica de Sfregazzo
Continuando a análise de possíveis abordagens práticas dentro da pintura indireta, veremos a seguir a última parte do tema, mostrando mais dois procedimentos, o sfregazzo e o esbatimento, ambos com […]

Underpaintings: Grisaille
Existem inúmeras maneiras de se começar uma pintura. Cada artista se adapta de maneira diferente a essas abordagens, e nem sempre o que parece mais fácil se torna efetivamente seu […]

Underpaintings: Verdaccio
Como continuação de nosso artigo anterior, onde aprendemos sobre underpaintings e sobre o grisaille, iremos analisar outro tipo de dead layer (ou underpainting), o verdaccio. Como seu nome sugere, consiste […]

Cross-sections
Consigo entender que certos aspectos excessivamente científicos do estudo da pintura podem se tornar maçantes, mas insisto em que tenham paciência e leiam o artigo com atenção. Pode não ser […]

Semicerrando os Olhos
Durante nossas aulas de nosso curso de Pintura Clássica, tanto em sua versão presencial quanto online, ensinamos alguns métodos de observação importantíssimos para o desenvolvimento de nossos exercícios. São métodos […]

Pintura Indireta e os Velhos Mestres
Constantemente é possível encontrar alguem ou algum artista que atribui o uso de um método direto, ou de inúmeras camadas, a pintura tradicional. A pintura em camadas tornou-se sinônimo de […]