Por quê “Cozinha”?

Na antiguidade, os profissionais do ofício da pintura eram obrigados a produzir seus próprios materiais para que pudessem exercer sua profissão. Como não haviam lojas de materiais artísticos, a única maneira de conseguir os materiais básicos de pintura era quando o próprio artista faturava esses materiais do início, usando de seu conhecimento. Essa prática, ou conhecimento de manufaturar pigmentos, tintas, emulsões, vernizes e resinas também é chamada de cozinha da pintura.

O ateliê Cozinha da Pintura nasceu como um blog, organizando artigos modestos, escritos como forma de se estudar os processos de pintura da antiguidade para uma pesquisa de TCC de graduação em Artes Visuais. A partir da popularidade do blog, surgiu a oportunidade de lecionar sobre esses processos para um número limitado de interessados, número que aumentaria consideravelmente, obrigando a se desenvolver uma estrutura maior e mais séria para o ateliê. A pesquisa que havia começado na graduação, tornou-se ainda mais complexa dentro de uma universidade estadual, em forma de duas pós-graduações. Hoje, a Cozinha da Pintura tornou-se uma referência no ensino das técnicas tradicionais de pintura e desenho.

sobre o espaço

A Cozinha é um ateliê que embora seja conhecido por seu perfil de arte tradicional acredita que esses fundamentos devem ser usados juntamente a conceitos contemporâneos, suscitando inquietações pertinentes ao hoje: quais os desdobramentos da figuração no atual cenário da pintura? Como é possível desenvolver uma poética formal e conceitual que dialogue com o nosso tempo?

O ateliê oferece cursos de desenho, pintura, sessões de modelo vivo, entre outros cursos presenciais e online. Fica localizado a apenas três quarteirões do metrô Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo.

O nome Cozinha da Pintura® é registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para uso em produtos e serviços (comerciais ou sem fins lucrativos)relacionados as artes visuais e a comercialização ou ensino de tecnologia de materiais artísticos, incluindo o uso do termo em cursos, workshops, oficinas, palestras, apostilas, livros, artigos, entre outros.

1 Comment

Deixe uma resposta