Calibrando seu Dispositivo

CALIBRANDO SEU DISPOSITIVO

Para que a referência que usaremos seja visualizada por você com cores e luminosidade adequadas, é necessário instalar algum programa de calibração no dispositivo que você usará para ver a foto a ser pintada ou, caso seu dispositivo não possua um programa de calibração automático, é preciso pelo menos configurar a luminosidade. A maioria das pessoas configura a luminosidade muito alta, atrapalhando a visualização da referência. Veja abaixo, algumas sugestões práticas e rápidas de como calibrar seu dispositivo.

Em Computadores
No PC vá até a ferramenta de pesquisa da área de trabalho e digite “calibrar cores do vídeo”. Clique no programa e depois em avançar, na parte de baixo da tela, à direita. O programa iniciará um tutorial de ajuste: tenha paciência esiga atentamente as instruções dadas pelo programa.  Para o Mac, escolha menu apple, preferências do sistema, clique em monitores e clique em cores, depois clique em calibrar, seguindo atentamente as instruções.

Em Celulares
Para o iPhone, vá em ajustes, depois em tela e brilho e arrume a barra deslizante da luminosidade entre 50 e 60%. Coloque a barra no meio ou um pouco mais para a direita. Desligue a configuração de luminosidade automática, caso esteja ligada. Não há necessidade de calibrar as cores nas telas do iPhone, a não ser que você tenha configurado o aparelho para mostrar cores de modo mais frio ou mais quente. Nesse caso, desligue essa configuração.  

Para Android, o ajuste de iluminação pode ser mais complicado pela diferença entre dispositivos. Alguns aparelhos mostram boa luminosidade em 60%, outros em 40% e até 30%. Baixe o app Display Calibration, configure você mesmo a luminosidade, deslizando a barra para o meio, em seguida, o programa calibrará automaticamente as cores da sua tela. É preciso reiniciar o dispositivo.  

Para os mais experientes em tecnologia, é possível instalar no celular o programa Adobe Light Room, e usar o programa para tirar as fotos de sua pintura. O programa oferece vários recursos práticos para ajustar fotos.   Lembre-se que esses ajustes não solucionam completamente o problema de diferença de cor e luminosidade em diferentes dispositivos, mas, são soluções rápidas e descomplicadas que melhoram a qualidade de observação de nossa referência.

Deixe uma resposta